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 filosofia

O objetivo geral do PIBID-Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro é incrementar a formação prática de Docentes de Filosofia para o Ensino Médio, tendo em vista o desafio de criar materiais didáticos, práticas docentes, metodologias de pesquisa didática e parâmetros avaliativos compatíveis com a realidade da Educação Básica. A iniciativa para a elaboração do PIBID-Filosofia da UFRJ constituiu-se com base na recente legislação que estipula a obrigatoriedade da disciplina de Filosofia no Ensino Médio, o que ocorre simultaneamente às diretrizes do MEC de especificação da formação do professor, que por sua vez resultou na Reforma Curricular do curso de Filosofia. A consolidação de uma mecânica de inserção e de interlocução entre as atividades de pesquisa e docência em nível superior e a realidade do trabalho de ensino e de aprendizagem de filosofia no Ensino Médio, visa justamente alavancar e intensificar os trabalhos já embrionariamente realizados entre professores do Ensino Médio e a Formação de Professores no curso de Licenciatura em Filosofia. Trata-se, enfim, de levar em consideração a prática efetiva de professores do Ensino Médio, conjugada à discussão e tematização filosóficas dos métodos e concepções do ensino de filosofia. Este projeto de integração entre pesquisa e ensino (tanto da própria graduação quanto do Ensino Médio), vendo ambos como duas faces de uma mesma atividade, é um objetivo sempre proclamado pela Universidade, mas que, no Departamento de Filosofia da UFRJ, encontraria um desenvolvimento efetivo e, acreditamos, de grande impacto, fazendo da UFRJ uma pioneira e uma referência em nosso Estado. (jul/2011)

 

Coordenação

        Carolina de Melo Bomfim Araujo (jul/11 - jul/12; ago/15 - atual)

        Adriany Ferreira de Mendonça (ago/12 - jul/15)

        

ef

 

O Subprojeto "Conhecimento, Educação Física e Autonomia" tem como principal objetivo, criar um espaço de formação docente ancorado no principio de desenvolvimento autônomo e de novas abordagens metodológicas, privilegiando o estímulo à iniciativa dos estudantes do ensino médio. O desafio de estabelecer o diálogo com o ensino noturno é um ponto de considerável relevo no coletivo de ações formativas que desenham o grupo de trabalho Educação Física, encontrando no ensino médio noturno um espaço para desconstrução da abordagem metodológica tradicional, da linearidade presente na relação professor-aluno, na previsibilidade das situações de aula, bem como, a posição imbatível do professor e seu cristalizado e repetitivo lote de conhecimentos. Logo, um projeto que busca atuar na formação docente precisa assumir a complexa teia de sujeitos, que atuam no processo educativo. Apresentar o cotidiano escolar, proporcionar a leitura do licenciado frente a instituição de ensino básico, criar espaços de intervenção dos professores em formação, são etapas a serem superadas no leito deste conjunto de ações formativas que compõe este subprojeto. (jul/2011)

 

Coordenação

         Marco Aurelio da Gama e Silva (fev/12 - fev/13)

         Armando Alves de Oliveira (jul/11 - fev/12) 

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