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letras-ingles

 

 



O projeto em pauta tem como objetivo contribuir para a formação inicial de novos professores de Inglês para a Educação Básica, aptos a entenderem a função da língua inglesa no mundo contemporâneo e transporem essa relevância para sua prática pedagógica. Entendendo que a formação docente do professor de línguas não se ocupa apenas da formação linguística do indivíduo, mas também de sua postura crítica em relação ao que é ensinado, sendo, portanto, capaz também de estimular os alunos a refletirem criticamente, o projeto assume como pressuposto básico que a função do ensino de Inglês na Educação Básica é inserir o aluno no mundo globalizado, tornando-o agente crítico na sociedade em que atua. Parte-se do entendimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (BRASIL, 1998), ancorados em uma visão sociointeracional da linguagem e do processo de ensino e aprendizagem (VYGOTSKY, 1978; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1929), de que aprender uma língua estrangeira significa (i) orientar e sensibilizar o aluno em relação ao mundo multilíngue e multicultural em que vive, conscientizando-o acerca de diferenças culturais e levando-o a respeitar mais o outro e a conhecer melhor si mesmo, e (ii) permitir maior acesso aos mais diferentes tipos de conhecimento no mundo globalizado contemporâneo, uma vez que grande parte desses discursos circula em língua estrangeira, mais especificamente o inglês. Além disso, o ensino de língua estrangeira serve como espaço para abordagem dos temas transversais nos discursos em língua estrangeira (MOITA LOPES, 2003), permitindo um trabalho de letramento crítico (BRASIL, 2006). O ensino de língua é um espaço privilegiado para a discussão de tais questões, pois trata do ensino de linguagem através do seu próprio uso. O trabalho desenvolvido pelo PIBID-UFRJ/CAPES, portanto, entende que o ensino da língua inglesa deva ser estruturado com base em três eixos articuladores, capazes de viabilizar uma proposta sociointeracional crítica de ensino: gêneros discursivos (BAKHTIN, 1952), temas e multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE & KALANTZIS, 2000; KALANTZIS & COPE, 2012). O ensino de língua estrangeira é um espaço privilegiado para a viabilização de tal proposta, pois trata do ensino de linguagem através do seu próprio uso. Já que o "conteúdo programático” da disciplina é a linguagem, e que o ensino é aqui entendido como viabilizado por meio de práticas de linguagem, a própria disciplina já propicia um espaço permeado por gêneros discursivos e que permitem a discussão dos mais variados temas e o desenvolvimento de diversas práticas de letramentos críticos. (out/2014)

 

Coordenação

         Roberto Bezerra da Silva (ago/15 - atual)

         Rogerio Casanovas Tilio (jul/12 - jun/15) 

historia

 

O projeto "História para que te quero História", desenvolvido em parceria pela Faculdade de Educação, o Instituto de História, e os colégios CIEP Brizolão 303 – Ayrton Senna (Rocinha), Colégio Estadual Souza Aguiar (Centro), Colégio Estadual Antônio Prado Júnior (Praça da Bandeira) e CIEP Brizolão 205 – Frei Agostinho Fincias, tem por objetivo contribuir para a formação inicial dos professores de História da Educação Básica entendendo que a iniciação à docência nessa área disciplinar implica também, para além da aquisição de conteúdos específicos e pedagógicos, o enfrentamento das demandas de nosso presente recontextualizadas no cotidiano das salas de aula. Nesse sentido, este projeto se baseia na aposta que a aquisição e desenvolvimento da reflexão histórica no âmbito do processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina escolar pode e deve desempenhar um papel importante na construção de uma grade de leitura de mundo que busque superar os desafios presentes nesses tempos plurais e desiguais. Durante o presente ano, o projeto tem sido desenvolvido por meio de duas principais estratégias: as oficinas pedagógicas, que mobilizam os estudantes por meio de atividades interativas, como jogos cênicos, visitas a museus, gincana de sabores; e o Projeto Memória, que visa a produção e organização dos registros de memórias de/nas escolas. Todas as atividades desenvolvidas trabalharam a partir de quatro dimensões específicas do conhecimento histórico, e cuja mobilização por parte do professor e do estudante foi, aqui, considerada como indispensável no desenvolvimento do pensamento histórico: mapa conceitual (sujeito histórico, tempo histórico, espaço, fonte e fato histórico), temporalidade, memória e presente e identidades-alteridades. A estratégia privilegiada na proposta foi trabalhar na perspectiva do trabalho coletivo, por equipes em cada escola, formada por seis bolsistas PIBID, licenciandos de História, e um professor supervisor, totalizando 24 licenciandos e quatro professores supervisores. Assim, otimizaram-se os esforços feitos na construção de uma parceria - no âmbito da Prática de Ensino - entre a UFRJ e as escolas públicas do Rio de Janeiro. (out/2014)

 

Coordenação

         Cinthia Monteiro de Araujo  (mar/14 - atual)

         Fernando Luiz Vale Castro (mar/15 - atual)

         Regina Maria da Cunha Bustamante (mar/14 - dez/14)

         Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (mai/13 - fev/14)

         Carmen Teresa Gabriel Anhorn (mar/09 - mai/13) 

 

 

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