SOCIOLOGIA
O Subprojeto Sociologia, já em sua segunda atuação na 4a. Edição do PIBID/UFRJ, reconhece a formação docente a partir de uma política horizontal, articulando o curso de licenciatura plena em Ciências Sociais da UFRJ, com a orientação e atuação prática junto a professores/as de escolas da educação básica situadas na cidade do Rio de Janeiro. Já se constituíram como campos de atividade: Colégio Estadual Central do Brasil (Méier); Colégio Estadual Souza Aguiar (Lapa); Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral (Jardim Botânico) e Colégio Estadual Antônio Prado Junior (Tijuca).
O tópico central da atual edição é “Desigualdades Sociais”. Procuramos privilegiar discussões e produção de atividades didático-pedagógicas que apontem para de análises científicas de distintas perspectivas a respeito da temática. A proposta vincula-se à terceira versão da BNCC, onde a área de ciências humanas e sociais aplicadas tem como fundamento “a compreensão e o reconhecimento das diferenças, o respeito aos direitos humanos e à interculturalidade, e o combate aos preconceitos”, estabelecendo a análise da desigualdade e a valorização e promoção da igualdade como competências específicas a serem desenvolvidas pelos estudantes da educação básica. Também estudamos e pesquisamos sobre questões próprias da agenda profissional docente, como é o caso de: metodologias de ensino; propostas pedagógicas; análise de diretrizes curriculares, livros didáticos e outros materiais pedagógicos utilizados nas escolas. Assim, podemos conhecer e nos inserir em contextos escolares na prática; participar do planejamento de aulas e avaliações; elaborar materiais e atividades que suscitam o processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos desta disciplina no Ensino Médio.
Alguns exemplos do que já realizamos são: sínteses didáticas; dinâmicas de grupo; oficinas; seleção de filmes e imagens como recursos para a socialização de conceitos em aulas expositivas. Resultados têm sido apresentados em trabalhos escritos, eventos acadêmicos e reuniões estaduais e nacional que contemplam o ensino de Sociologia.
Coordenadores de Área
GABRIELA DE SOUZA HONORATO (Lic. Ciências Sociais – Fundamentos Sociológicos da Educação/Campus Praia Vermelha)
JULIA POLESSA MACAIRA (Lic. Ciências Sociais – Prática de Ensino/Campus Praia Vermelha)
Professores supervisores
ANA BEATRIZ MAIA NEVES (Sociologia/Colégio Estadual Antonio Prado Júnior, Rio de Janeiro, a partir de mai/2019)
BRUNA LUCILA DE GOIS DOS ANJOS (Sociologia/Colégio Estadual Souza Aguiar, Rio de Janeiro)
JONATAS CONDE Y MARTIN PUGA (Sociologia/Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, Rio de Janeiro, de ago/2018 a abr/2019)
Iniciação à docência
Em construção
LÍNGUA PORTUGUESA
O Subprojeto de Língua Portuguesa tem atuação em três escolas: Escola Municipal Dilermando Cruz, situada na cidade do Rio de Janeiro, no bairro Bonsucesso; Escola Municipal Nisia Vilela Fernandes, localizada no bairro Parque Alvorada em Duque de Caxias; e Colégio Pedro II campus Engenho Novo. No início das atividades, durante o segundo semestre do ano 2018, as discussões e ações do grupo formado por trinta licenciandos (entre bolsistas e voluntários) foram norteadas pela leitura coletiva do livro Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva, de Michèle Petit (2008). A obra lida também orientou a escrita de diários de leitura individuais com o objetivo de relacionar o conteúdo do livro, aspectos marcantes para os leitores(as) pibidianos(as) e as possíveis relações que esses leitores poderiam estabelecer com o mundo e, principalmente, com as vivências nas escolas (núcleo de atuação no PIBID). Tais atividades consistiam no estímulo a processos autorais de gêneros orais e escritos dos(as) pibidianos(as). Paralelamente, os estudantes com atuação em cada núcleo também experimentavam as diferentes realidades educacionais a partir dos distintos perfis das escolas parceiras; observavam as dinâmicas do espaço escolar; refletiam sobre possíveis projetos pedagógicos que poderiam atender à demanda de cada escola, sempre articulando teorias e práticas sobre o ensino de língua, literatura e produção textual.
FOTO 1 - Atividades realizadas nos Colégios Dilermano Cruz (A), Nísia Vilela Fernandes (B) e Pedro II do Campus Engenho Novo I (C).
Coordenadores de Área
ALESSANDRA FONTES CARVALHO DA ROCHA (Lic. Letras: Português-Literaturas – Prática de Ensino/Campus Praia Vermelha)
MARCOS VINICIUS SCHEFFEL (Lic. Letras: Português-Literaturas – Prática de Ensino/Campus Praia Vermelha)
Professores supervisores
DIEGO DOMINGUES PECANHA MOREIRAO (Língua Portuguesa/Escola Municipal Nisia Vilela Fernandes, Duque de Caxias)
LUIZ GUILHERME RIBEIRO BARBOSA (Língua Portuguesa/Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo I, Rio de Janeiro), responsável pelos bolsistas de Inicição à docência que atuam no Ensino Médio.
RODRIGO LOPES DA FONTE FERREIRA (Língua Portuguesa/Escola Municipal Dilermano Cruz, Rio de Janeiro)
YANDARA VIRGINIA RIBEIRO COSTA MOREIRA (Língua Portuguesa/Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo I, Rio de Janeiro), responsável pelos bolsistas de Inicição à docência que atuam no Ensino Fundamental II.
Iniciação à docência
Alunos dos Cursos de Letras, Campus do Fundão.
CLARA FERNANDES MENDES
CLEITON BELMIRO FERREIRA
CRISTIANE SOEIRO CUNHA GOMES
FELIPE MATTOS DO CARMO, de ago/2018 a abr/2019
GUILHERME FREDERICO DE MOURA SOUZA
GUILHERME VIEIRA DA SILVA AGUIAR
JULIE ANGEL DA SILVA DIAS
LAIS FERREIRA DA SILVA SANTOS
LUANA VIRGINIA BATISTA DA SILVA
LUCAS ALVES MILESI
MARIA ELIANDRA RIBEIRO DE OLIVEIRA
PRISCILLA GOVEA ALVES DA SILVA
RAISSA VITORIA DE FARIAS REGIS
SABRINA ANIBAL FERREIRA
THAIS GABRIELA RAMOS FIGUEREDO
VALESKA DO CARMO LOURENCO