Logo PRP PIBID

SFSDfotos3

Na última sexta-feira, 25 de agosto de 2023, nas dependências do Teatro Mario Lago, no Colégio Pedro II, aconteceu o Seminário Formação e Saber Docente, dos programas da CAPES, Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

O seminário Formação e Saber Docente, é um evento de extensão que surgiu no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica da UFRJ e se insere no desenho formativo da UFRJ que tem o Complexo de Formação de Professores como o pilar de todas as ações de formação de professores da universidade.

O PIBID/UFRJ e a RP/UFRJ 2023, são dois programas geridos e apoiados pela Pró-Reitoria de Graduação e somam juntos: 945 estudantes bolsistas, 135 professores da rede pública que atuam como co-formadores e 54 professores da UFRJ que coordenam as áreas dos subprojetos. Estamos presentes em mais de 60 unidades escolares públicas da cidade do Rio de Janeiro, baixada fluminense e região serrana.

Em uma cerimônia de abertura que contou com a presença da Pró-Reitoria de Graduação, representada pela Superintendente Geral de Graduação Profa. Georgia Correa Atella, Profa. Marcia Serra Ferreira - Professora titular da Faculdade de Educação da UFRJ e Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Profa. Ana Maria Monteiro – Professora Emérita da UFRJ, Profa. Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec - Professora titular da Faculdade de Educação da UFRJ e Coordenadora do Complexo de Formação de Professores da UFRJ, e pelas Professoras da Faculdade de Educação da UFRJ, Juliana Marscico - Coordenadora Institucinal da Residencia Pedagógica/UFRJ e Rejane Amorim, coordenadora Institucional do PIBID/UFRJ.

Com a mediação da Profa. Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec, o seminário contou com a fala da Profa. Ana Maria Monteiro, que destacou a importância da pesquisa com professores, defendendo as experiências práticas na escola, em conjunto com os saberes científicos e acadêmicos para que se construam os saberes docentes.

A Diretora da DEB/CAPES, Profa Marcia Serra Ferreira, reiterou o compromisso da CAPES com a Formação de Professores do país, e destacou o quanto os programas PIBID e PRP contribuem com a permanência de estudantes nas licenciaturas, com a continuidade de estudos e pesquisas na área e mais que isso, com a qualificação profissional dos nossos futuros professores.

O seminário contou com a participação de mais de 700 pessoas. Estavam presentes licenciandos, professores das escolas parceiras e professores da universidade que coordenam os subprojetos da RP e PIBID. O seminário promoveu a interlocução entre os espaços de formação e os de exercício profissional - as escolas parceiras, propiciando um maior diálogo entre universidade e escola.

Foto 1  |  Foto 2  |  Foto 3  |  Foto 4