O projeto "História para que te quero História", desenvolvido em parceria pela Faculdade de Educação, o Instituto de História, e os colégios CIEP Brizolão 303 – Ayrton Senna (Rocinha), Colégio Estadual Souza Aguiar (Centro), Colégio Estadual Antônio Prado Júnior (Praça da Bandeira) e CIEP Brizolão 205 – Frei Agostinho Fincias, tem por objetivo contribuir para a formação inicial dos professores de História da Educação Básica entendendo que a iniciação à docência nessa área disciplinar implica também, para além da aquisição de conteúdos específicos e pedagógicos, o enfrentamento das demandas de nosso presente recontextualizadas no cotidiano das salas de aula. Nesse sentido, este projeto se baseia na aposta que a aquisição e desenvolvimento da reflexão histórica no âmbito do processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina escolar pode e deve desempenhar um papel importante na construção de uma grade de leitura de mundo que busque superar os desafios presentes nesses tempos plurais e desiguais. Durante o presente ano, o projeto tem sido desenvolvido por meio de duas principais estratégias: as oficinas pedagógicas, que mobilizam os estudantes por meio de atividades interativas, como jogos cênicos, visitas a museus, gincana de sabores; e o Projeto Memória, que visa a produção e organização dos registros de memórias de/nas escolas. Todas as atividades desenvolvidas trabalharam a partir de quatro dimensões específicas do conhecimento histórico, e cuja mobilização por parte do professor e do estudante foi, aqui, considerada como indispensável no desenvolvimento do pensamento histórico: mapa conceitual (sujeito histórico, tempo histórico, espaço, fonte e fato histórico), temporalidade, memória e presente e identidades-alteridades. A estratégia privilegiada na proposta foi trabalhar na perspectiva do trabalho coletivo, por equipes em cada escola, formada por seis bolsistas PIBID, licenciandos de História, e um professor supervisor, totalizando 24 licenciandos e quatro professores supervisores. Assim, otimizaram-se os esforços feitos na construção de uma parceria - no âmbito da Prática de Ensino - entre a UFRJ e as escolas públicas do Rio de Janeiro. (out/2014)
Coordenação
Cinthia Monteiro de Araujo (mar/14 - atual)
Fernando Luiz Vale Castro (mar/15 - atual)
Regina Maria da Cunha Bustamante (mar/14 - dez/14)
Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (mai/13 - fev/14)
Carmen Teresa Gabriel Anhorn (mar/09 - mai/13)