Planos de Aula
- a) Plano de Aula - Rock Universália
Módulo sobre ROCK UNIVERSÁLIA, cujo objetivo foi abordar as relações entre o particular e o universal, além de trabalhar Nominalismo versus Realismo
- b) Plano de Aula - Loucura
Módulo sobre LOUCURA com o objetivo de apresentar a compreensão da loucura como amor à vida simples, segundo a perspectiva de Erasmo de Rotterdam
Loucura e a simplicidade da vida.pdf
- c) Plano de Aula - Imaginação
Módulo sobre IMAGINAÇÃO, cujo objetivo foi discutir as formas e os aspectos que nos levam a caracterizar a imaginação a partir dos nossos sentidos e estabelecer o que é imaginação dentro do cotidiano e do processo filosófico
Imagianação - fotos cortadas e originais.pdf
- d) Plano de Aula - Arte e Indústria Cultural
Módulo sobre ARTE E INDÚSTRIA CULTURAL, com o objetivo de redimensionar o conceito de arte e trabalhar com a relação arte e consumo na sociedade capitalista
- e) Plano de Aula - Amizade e Virtude
Módulo sobre AMIZADE E VIRTUDE, cujo objetivo foi discutir com os alunos os três tipos de amizade definidos por Aristóteles (útil, prazer e virtuosa) no qual a amizade virtuosa […] é o que há de mais necessário à vida[...]
- f) Plano de Aula - A Felicidade e o Trágico
Módulo sobre A FELICIDADE E O TRÁGICO com o objetivo de apresentar a noção de trágico tal como concebido pelo filósofo Friedrich Nietzsche
- g) Plano de Aula - Medo, Consumo e a Sociedade de Controle
Módulo sobre MEDO, CONSUMO E A SOCIEDADE DE CONTROLE, cujo objetivo foi o de apresentar o medo como dispositivo na Sociedade de Controle, tal como elaborada pelo filósofo Gilles Deleuze
- h) Plano de Aula - Máscaras
Módulo sobre MÁSCARAS, cujo objetivo é debater com os alunos funcionalidades e questões que envolvem o uso/ausência de máscara no comportamento humano. Tal abordagem se estruturou através de uma análise do aforismo 54 do livro “Gaia Ciência”, de Nietzsche
- i) Plano de Aula - O que é a Ciência?
Módulo sobre O QUE É CIÊNCIA? cujo o objetivo é colocar a Ciência no centro de nossos olhares filosóficos a partir do problema de um critério de demarcação em geral, e depois aplicado à Ciência. Apresentar a solução de Bacon e especialmente de Popper