Pesquisar

Insta-PIBID PIBID Insta-PRP PRP
 Pibid logo
  PRP logo
 UFRJ CFP b 

O Curso de Letras, modalidade Português-Inglês, já participou da 2a e da 3a Edição do PIBID/UFRJ e nesta 5a. Edição participa com o subprojeto intitulado Formação de professores para o ensino de Inglês na contemporaneidade: materiais didáticos, práticas translíngues e letramentos. O Suprojeto Língua Inglesa tem como objetivos:

• promover a integração e articulação de saberes entre universidade e educação básica;

• mudar a percepção dos licenciandos sobre a escola pública, a docência e o papel do ensino de Inglês na educação básica;

• oportunizar ao licenciando a prática docente no âmbito da escola pública, sensibilizando-o à função social da docência e da educação pública;

• articular teorias e práticas sobre o ensino de inglês;

• produzir saberes sobre a formação profissional de professores a partir das observações das dinâmicas do espaço escolar;

• produzir material didático que possa contribuir não apenas para a formação do licenciando, mas também para a prática docente de Inglês na educação básica regular e bilíngue;

• contribuir para a melhoria do rendimento escolar dos alunos da Educação Básica envolvidos no projeto PIBID na área de Inglês;

• produzir saberes sobre processos de ensino-aprendizagem translíngues no contexto bilíngue público brasileiro para a criação de futuros documentos oficiais;

• ganhos extraclasse que o conhecimento de Inglês pode propiciar a esses alunos, como o recebimento de bolsas de estudo internacionais e melhores ofertas de trabalho, por exemplo;

• articular conceitos teórico-práticos da BNCC para a educação básica bilíngue no âmbito do ensino-aprendizagem de Língua Inglesa

• criar um acervo de materiais na escolar, relacionados ao ensino e aprendizagem de Inglês;

• mobilizar uma rede de formação de professores que reconhece a centralidade da universidade, em parceria com a escola, como fórum de discussão para formação docente inicial e continuada;

• divulgar resultados relatando experiências provenientes do projeto em eventos pertinentes, além da publicação de artigos em revistas qualificadas e capítulos de livros, relacionando questões teóricas acerca do ensino de Inglês e a experiência vivenciada no PIBID.

 

Coordenadores de área (voluntários)

ADOLFO TANZI NETO (Letras/Português-Inglês - Campus Fundão)

ROGÉRIO CASANOVAS TÍLIO (Letras/Português-Inglês - Campus Fundão)

 

Professores supervisores (bolsista)

JULIANA SALLES FARIAS  (Inglês/CIEP Agostinho Neto, Rio de Janeiro)

 

Iniciação à docência - Alunos do Curso de Letras/Português-Inglês, Campus do Fundão (bolsistas e voluntários)

ARIELLI COSTA GOMES

DEBORA MAYARA RAMBO RASSELE

ESTHER MARTINS MONTEIRO

GABRIELA FERNANDES DE CASTRO

JULIANA SOUZA CARDOSO

NATALIA COELHO DA SILVA

RHUAN CARLOS RODRIGUES DA SILVA

THAIS VIEIRA DA CUNHA PALATINSKY 

 

Com exceção da 4a. Edição o Curso de Matemática participou de todas as edições anteriores e nesta 5a. Edição o Subrojeto Matemática apresenta como objetivos específicos:

1) Promover discussões com professores das escolas campo, licenciandos e docentes da universidade sobre os objetivos de cada uma das competências matemáticas descritas na BNCC dos Ensinos Fundamental e Médio;

2) Levantar, em conjunto com professores das escolas, licenciandos e professores da universidade, as principais demandas de estratégias pedagógicas para implementação de conceitos matemáticos prescritos na BNCC;

3) Integrar professores das escolas campo com licenciandos e docentes da universidade para promover a trocas entre saberes da prática e saberes acadêmicos relativos ao ensino das habilidades matemáticas prescritas na BNCC;

4) Identificar nas escolas campo demandas de práticas inclusivas nas aulas de Matemática, a fim de desenvolver estratégias e recursos didáticos para a promoção da aprendizagem matemática de todos os alunos, independente de suas eventuais limitações;

5) Promover o uso de recursos tecnológicos digitais para explorar difentes formas de fazer, comunicar, ensinar e aprender matemática utilizando, por exemplo, dispositivos móveis e redes sociais;

6) Fomentar a criação, nas escolas campo, de espaços permanentes para trocas entre professores, a fim de romper com o isolamento docente e promover a reflexão sobre a própria prática e, desta forma, estimular os licenciandos a atuarem desta forma;

7) Formar licenciandos conscientes de seu papel social como professores que ensinam uma matemática socialmente útil, de forma inclusiva, e situada em seu tempo presente, explorando o uso de tecnologias digitais como recursos metodológicos inovadores e transformadores do ponto de vista do fazer matemático a partir das precrições da BNCC.

 

Coordenadores de área (bolsista e voluntária)

AGNALDO DA CONCEIÇÃO ESQUINCALHA (Matemática/Instituto de Matemática - Campus Fundão)

 

Professores supervisores (bolsistas e voluntárias)

ELIZABETH PINTO OLIVEIRA (Matemática/Escola Estadual Brigadeiro Schorcht, Rio de Janeiro)

JOHNNY NAZARETH DOS SANTOS (Matemática/Escola Municipal Tenente Antônio João, Rio de Janeiro)

JULIANA MOREIRA PEREIRA (Matemática/Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, Duque de Caxias)

 

Iniciação à docência - Alunos do Curso de Matemática, Campus da Praia Vermelha (bolsistas e voluntários)

ESCOLA ESTADUAL BRIGADEIRO SCHORCHT, RIO DE JANEIRO

BRUNA FERNANDES MELO

CASSIA CRISTINA SAFRA DIAS

GABRIEL DA SILVEIRA MARTINEZ

GABRIEL HENRIQUE NUNES MAGALHAES

LEANDRO FERREIRA DE ARAUJO

LUCAS RAMOS DE SOUZA

MARCELO EVERS

MARCUS VINICIUS RIBEIRO SARAIVA

RUI ALDE LOPES

VICTOR FREIRE DE OLIVEIRA

 

ESCOLA MUNICIPAL TENENTE ANTÔNIO JOÃO, RIO DE JANEIRO

DEBORA AZEVEDO DE CASTRO BORBA

GABRIELLA JOYA LEAL

LEVI JESUS DE SOUZA

LUIZA SANTOS CATUNDA

MATHEUS DE SOUZA PETITO

MILLENA RIBEIRO SANTOS

PEDRO ANTONIO CASSIMIRO ANDRE

PEDRO BRITO DIAS

YHAN MONSERRAT DE OLIVEIRA BACH FONTOURA 

 

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GOVERNADOR ROBERTO SILVEIRA, DUQUE DE CAXIAS

AYSSA SILVA SOARES DA CRUZ

BRENA VIEIRA EMERICK DE CARVALHO

DANDARA RODRIGUES DA SILVA DE OLIVEIRA

EMANUEL DE CARLOS RAMOS SOARES

FRANCISCO JOSE MARTINS DE LIMA

MARIA EDUARDA LARES SILVA COSTA

MATEUS LOURENCO DE LIMA ROCHA

NATHALIA DO VALLE CARVALHO GONCALVES

RAFAEL DE ALBUQUERQUE BERNARDINO

SARAH MORAES ASSUMPCAO LETRA

 

Parcerias atuais

Fomento:

        
     

Apoio:

                          
Capes Mec logo ifrj vertical    CEFET vert azul   CP II assets brasao colorido        cropped Logo SEEDUC     RIO PREFEITURA Educacao vertical azul       PrefeituraMacae Superior     DC Secretaria Logo Vazado VERTICAL SME
  Brasao CAp UFRJ Atualizado   prefeitura de sao goncalo logo   sao joao de meriti logo   INES            
                           
UFRJ PIBID - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ