LÍNGUA INGLESA
O Curso de Letras, modalidade Português-Inglês, já participou da 2a e da 3a Edição do PIBID/UFRJ e nesta 5a. Edição participa com o subprojeto intitulado Formação de professores para o ensino de Inglês na contemporaneidade: materiais didáticos, práticas translíngues e letramentos. O Suprojeto Língua Inglesa tem como objetivos:
• promover a integração e articulação de saberes entre universidade e educação básica;
• mudar a percepção dos licenciandos sobre a escola pública, a docência e o papel do ensino de Inglês na educação básica;
• oportunizar ao licenciando a prática docente no âmbito da escola pública, sensibilizando-o à função social da docência e da educação pública;
• articular teorias e práticas sobre o ensino de inglês;
• produzir saberes sobre a formação profissional de professores a partir das observações das dinâmicas do espaço escolar;
• produzir material didático que possa contribuir não apenas para a formação do licenciando, mas também para a prática docente de Inglês na educação básica regular e bilíngue;
• contribuir para a melhoria do rendimento escolar dos alunos da Educação Básica envolvidos no projeto PIBID na área de Inglês;
• produzir saberes sobre processos de ensino-aprendizagem translíngues no contexto bilíngue público brasileiro para a criação de futuros documentos oficiais;
• ganhos extraclasse que o conhecimento de Inglês pode propiciar a esses alunos, como o recebimento de bolsas de estudo internacionais e melhores ofertas de trabalho, por exemplo;
• articular conceitos teórico-práticos da BNCC para a educação básica bilíngue no âmbito do ensino-aprendizagem de Língua Inglesa
• criar um acervo de materiais na escolar, relacionados ao ensino e aprendizagem de Inglês;
• mobilizar uma rede de formação de professores que reconhece a centralidade da universidade, em parceria com a escola, como fórum de discussão para formação docente inicial e continuada;
• divulgar resultados relatando experiências provenientes do projeto em eventos pertinentes, além da publicação de artigos em revistas qualificadas e capítulos de livros, relacionando questões teóricas acerca do ensino de Inglês e a experiência vivenciada no PIBID.
Coordenadores de área (voluntários)
ADOLFO TANZI NETO (Letras/Português-Inglês - Campus Fundão)
ROGÉRIO CASANOVAS TÍLIO (Letras/Português-Inglês - Campus Fundão)
Professores supervisores (bolsista)
JULIANA SALLES FARIAS (Inglês/CIEP Agostinho Neto, Rio de Janeiro)
Iniciação à docência - Alunos do Curso de Letras/Português-Inglês, Campus do Fundão (bolsistas e voluntários)
ARIELLI COSTA GOMES
DEBORA MAYARA RAMBO RASSELE
ESTHER MARTINS MONTEIRO
GABRIELA FERNANDES DE CASTRO
JULIANA SOUZA CARDOSO
NATALIA COELHO DA SILVA
RHUAN CARLOS RODRIGUES DA SILVA
THAIS VIEIRA DA CUNHA PALATINSKY
MATEMÁTICA
Com exceção da 4a. Edição o Curso de Matemática participou de todas as edições anteriores e nesta 5a. Edição o Subrojeto Matemática apresenta como objetivos específicos:
1) Promover discussões com professores das escolas campo, licenciandos e docentes da universidade sobre os objetivos de cada uma das competências matemáticas descritas na BNCC dos Ensinos Fundamental e Médio;
2) Levantar, em conjunto com professores das escolas, licenciandos e professores da universidade, as principais demandas de estratégias pedagógicas para implementação de conceitos matemáticos prescritos na BNCC;
3) Integrar professores das escolas campo com licenciandos e docentes da universidade para promover a trocas entre saberes da prática e saberes acadêmicos relativos ao ensino das habilidades matemáticas prescritas na BNCC;
4) Identificar nas escolas campo demandas de práticas inclusivas nas aulas de Matemática, a fim de desenvolver estratégias e recursos didáticos para a promoção da aprendizagem matemática de todos os alunos, independente de suas eventuais limitações;
5) Promover o uso de recursos tecnológicos digitais para explorar difentes formas de fazer, comunicar, ensinar e aprender matemática utilizando, por exemplo, dispositivos móveis e redes sociais;
6) Fomentar a criação, nas escolas campo, de espaços permanentes para trocas entre professores, a fim de romper com o isolamento docente e promover a reflexão sobre a própria prática e, desta forma, estimular os licenciandos a atuarem desta forma;
7) Formar licenciandos conscientes de seu papel social como professores que ensinam uma matemática socialmente útil, de forma inclusiva, e situada em seu tempo presente, explorando o uso de tecnologias digitais como recursos metodológicos inovadores e transformadores do ponto de vista do fazer matemático a partir das precrições da BNCC.
Coordenadores de área (bolsista e voluntária)
AGNALDO DA CONCEIÇÃO ESQUINCALHA (Matemática/Instituto de Matemática - Campus Fundão)
Professores supervisores (bolsistas e voluntárias)
ELIZABETH PINTO OLIVEIRA (Matemática/Escola Estadual Brigadeiro Schorcht, Rio de Janeiro)
JOHNNY NAZARETH DOS SANTOS (Matemática/Escola Municipal Tenente Antônio João, Rio de Janeiro)
JULIANA MOREIRA PEREIRA (Matemática/Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, Duque de Caxias)
Iniciação à docência - Alunos do Curso de Matemática, Campus da Praia Vermelha (bolsistas e voluntários)
ESCOLA ESTADUAL BRIGADEIRO SCHORCHT, RIO DE JANEIRO
BRUNA FERNANDES MELO
CASSIA CRISTINA SAFRA DIAS
GABRIEL DA SILVEIRA MARTINEZ
GABRIEL HENRIQUE NUNES MAGALHAES
LEANDRO FERREIRA DE ARAUJO
LUCAS RAMOS DE SOUZA
MARCELO EVERS
MARCUS VINICIUS RIBEIRO SARAIVA
RUI ALDE LOPES
VICTOR FREIRE DE OLIVEIRA
ESCOLA MUNICIPAL TENENTE ANTÔNIO JOÃO, RIO DE JANEIRO
DEBORA AZEVEDO DE CASTRO BORBA
GABRIELLA JOYA LEAL
LEVI JESUS DE SOUZA
LUIZA SANTOS CATUNDA
MATHEUS DE SOUZA PETITO
MILLENA RIBEIRO SANTOS
PEDRO ANTONIO CASSIMIRO ANDRE
PEDRO BRITO DIAS
YHAN MONSERRAT DE OLIVEIRA BACH FONTOURA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GOVERNADOR ROBERTO SILVEIRA, DUQUE DE CAXIAS
AYSSA SILVA SOARES DA CRUZ
BRENA VIEIRA EMERICK DE CARVALHO
DANDARA RODRIGUES DA SILVA DE OLIVEIRA
EMANUEL DE CARLOS RAMOS SOARES
FRANCISCO JOSE MARTINS DE LIMA
MARIA EDUARDA LARES SILVA COSTA
MATEUS LOURENCO DE LIMA ROCHA
NATHALIA DO VALLE CARVALHO GONCALVES
RAFAEL DE ALBUQUERQUE BERNARDINO
SARAH MORAES ASSUMPCAO LETRA