O Curso de Letras, modalidade Português-Inglês, já participou da 2a e da 3a Edição do PIBID/UFRJ e nesta 5a. Edição participa com o subprojeto intitulado Formação de professores para o ensino de Inglês na contemporaneidade: materiais didáticos, práticas translíngues e letramentos. O Suprojeto Língua Inglesa tem como objetivos:
• promover a integração e articulação de saberes entre universidade e educação básica;
• mudar a percepção dos licenciandos sobre a escola pública, a docência e o papel do ensino de Inglês na educação básica;
• oportunizar ao licenciando a prática docente no âmbito da escola pública, sensibilizando-o à função social da docência e da educação pública;
• articular teorias e práticas sobre o ensino de inglês;
• produzir saberes sobre a formação profissional de professores a partir das observações das dinâmicas do espaço escolar;
• produzir material didático que possa contribuir não apenas para a formação do licenciando, mas também para a prática docente de Inglês na educação básica regular e bilíngue;
• contribuir para a melhoria do rendimento escolar dos alunos da Educação Básica envolvidos no projeto PIBID na área de Inglês;
• produzir saberes sobre processos de ensino-aprendizagem translíngues no contexto bilíngue público brasileiro para a criação de futuros documentos oficiais;
• ganhos extraclasse que o conhecimento de Inglês pode propiciar a esses alunos, como o recebimento de bolsas de estudo internacionais e melhores ofertas de trabalho, por exemplo;
• articular conceitos teórico-práticos da BNCC para a educação básica bilíngue no âmbito do ensino-aprendizagem de Língua Inglesa
• criar um acervo de materiais na escolar, relacionados ao ensino e aprendizagem de Inglês;
• mobilizar uma rede de formação de professores que reconhece a centralidade da universidade, em parceria com a escola, como fórum de discussão para formação docente inicial e continuada;
• divulgar resultados relatando experiências provenientes do projeto em eventos pertinentes, além da publicação de artigos em revistas qualificadas e capítulos de livros, relacionando questões teóricas acerca do ensino de Inglês e a experiência vivenciada no PIBID.
Coordenadores de área (voluntários)
ADOLFO TANZI NETO (Letras/Português-Inglês - Campus Fundão)
ROGÉRIO CASANOVAS TÍLIO (Letras/Português-Inglês - Campus Fundão)
Professores supervisores (bolsista)
JULIANA SALLES FARIAS (Inglês/CIEP Agostinho Neto, Rio de Janeiro)
Iniciação à docência - Alunos do Curso de Letras/Português-Inglês, Campus do Fundão (bolsistas e voluntários)
ARIELLI COSTA GOMES
DEBORA MAYARA RAMBO RASSELE
ESTHER MARTINS MONTEIRO
GABRIELA FERNANDES DE CASTRO
JULIANA SOUZA CARDOSO
NATALIA COELHO DA SILVA
RHUAN CARLOS RODRIGUES DA SILVA
THAIS VIEIRA DA CUNHA PALATINSKY