A proposta do subprojeto GEOGRAFIA tem como ponto de partida a formação de professores nos cotidianos das escolas de educação básica. Chamamos de cotidianos porque entendemos que cada escola constrói o seu cotidiano. Quer dizer, as relações diversas que acontecem no interior das escolas, bem como entre as escolas e o seu entorno, possuem particularidades que são importantes de serem observadas no processo de formação de professores.
Em outras palavras, entendemos que um dos elementos fundamentais para o trabalho docente é a habilidade de compreender as relações de cada escola, assim como as características e os fenômenos das comunidades onde elas estão inseridas. Em especial para o professor de geografia, é um exercício de leitura espacial e de desenvolvimento da sensibilidade para o ambiente escolar. Isso é fundamental porque a partir daí os conhecimentos trabalhados pelo professor, nas salas de aula, poderão ter vinculação direta com a realidade dos alunos. A geografia ensinada passa a ter significado para os sujeitos; significados para além do seu valor como conhecimento científico e acadêmico.
O subprojeto GEOGRAFIA, com base nessa proposta, pretende proporcionar aos estudantes de licenciatura um contato com as escolas que seja ao mesmo tempo uma experiência de inserção na vida escolar e um desafio de elaboração de propostas de apoio ou intervenção pedagógica com relevância para os estudantes e professores da educação básica. Além disto, pretende promover uma maior integração entre a educação básica e a universidade, a parceria com os professores das escolas da rede do Rio de Janeiro terá relevância para os quatro sujeitos envolvidos (direta ou indiretamente) no projeto: professor formador da universidade, professor de educação básica, licenciando e estudante da educação básica:
1) Para o professor formador, que lida diretamente com questões ligadas às relações entre a formação e as demandas da profissão docente, como o estágio supervisionado e as disciplinas de licenciatura, este subprojeto pressupõe um diálogo constante com as escolas. Diálogo esse fundamental para alimentar discussões na licenciatura.
2) Para professores da educação básica, significa a possibilidade de agregar o trabalho de orientandos às propostas pedagógicas, bem como de debater e construir em conjunto ações diversas, além de representar um canal de discussão e de construção de conhecimento com a Universidade.
3) Para os licenciandos é uma oportunidade de superar a dicotomia entre teoria e prática, produzindo conhecimento a partir das demandas reais e concretas do cotidiano. É uma oportunidade valiosa de atuar com professores da educação básica, conhecendo os seus desafios e as potencialidades da profissão.
4) No caso dos estudantes da educação básica, o PIBID os coloca em contato com jovens lienciandos, estudantes de universidades que lidam com o conhecimento científico e acadêmico e estarão confrontando esses conhecimentos com as realidades das escolas.
Coordenadores de área (voluntário e voluntária)
ROBERTO MARQUES (Lic. Geografia/Prática de Ensino - Campus Praia Vermelha)
MARIA NAÍSE DE OLIVEIRA PEIXOTO (Geografia/Departamento de Geografia - Campus Fundão)
Professores supervisores (bolsista e voluntário)
EDGAR DE ALMEIDA RIOS RAMOS (Geografia/Escola Municipal Miguel Ramalho Novo, Rio de Janeiro)
JORGE CLÁUDIO RIBEIRO (Geografia/Escola Municipal Bernardo Vasconcellos, Rio de Janeiro)
Iniciação à docência - Alunos do Curso de Geografia/Licenciatura, Campi da Praia Vermelha e do Fundão (bolsistas e voluntários)
ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL RAMALHO NOVO, RIO DE JANEIRO
ANA CAROLINA PESSOA DA SILVA
ANA PAULA SILVA FURTADO
BRUNA DE CERQUEIRA RAMOS GODINHO
CAMILA DOS SANTOS CALADO
CARLOS CLEBER DA SILVA MORAES JUNIOR
ISYS VITORIA SILVA BUENO BARAGAO
LAIS DIAS BRITO
LORRANA CARNEIRO PEREIRA
OTTO MESTRINHO GUEDES PEREIRA
RAYANNE DE SOUZA MELLO